Estudos recentes apontam que os equídeos, nossos queridos cavalos, além de toda elegância, são capazes de reconhecer vozes e rostos
Descobertas interessantes no mundo dos animais são sempre bem-vindas. Um novo estudo britânico publicado na Prodeedings of the Royal Society B, acabou com o mito de que apenas os elefantes têm uma boa memória. Eles descobriram que os cavalos também são capazes de memorizar o som da voz humana e os rostos com quem têm contato frequente.
O reconhecimento de vozes e feições está na base dos comportamentos sociais. Se os animais não fossem capazes de se reconhecerem entre si, não poderiam interagir, segundo os investigadores.
Os cientistas Lean Proops e Karen McComb, da Universidade de Essex realizaram duas experiências distintas. A primeira consistiu em que duas pessoas se colocassem de pé, uma de cada lado de um único cavalo sendo que em um dos lados estaria um possível desconhecido e no outro o próprio domador. Depois de algum tempo, a voz de um dos homens foi difundida pela sala onde estavam sendo feitos os testes. E quando ouvia a voz do conhecido, o cavalo reconhecia facilmente identificando-o pelo rosto.
No entanto, quando ouvia a voz do desconhecido, o cavalo demonstrava um tipo de resistência antes de olhar para o rosto da pessoa estranha. Os investigadores observaram que quando a pessoa se localiza do lado direito, os animais tendem a reagir mais rápido.
Na segunda experiência, duas pessoas conhecidas foram colocadas em cada lado do cavalo. Os pesquisadores queriam observar se o animal seria capaz de conhecer as vozes e os respectivos rostos. Segundo a equipe dos cientistas, o sistema cognitivo de reconhecimento de vozes e rostos esta presente também nos cavalos, defendendo assim a hipótese de que essa característica não é exclusiva dos seres humanos ou dos primatas.
Os cavalos domésticos são modelos ideais para esses estudos, pois possuem uma relação mais próxima do homem, fazendo assim o reconhecimento particular do ser humano levando a essa grande capacidade funcional. Palavras do cientista Lean Proops em comunicado. Contudo, os pesquisadores querem observar se essa capacidade também está presente em cavalos selvagens.
Fonte (referência):
OS cavalos não esquecem. 2012. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54212&op=all>. Acesso em: 08 jun. 2012.
0 comentários:
Postar um comentário